Vendas: (16) 3605 5599     SAC: 0800 885 7600
Rua Lafaiete, 766

Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama.


Data: 02/10/2019

Outubro Rosa: ms de conscientizao sobre o cncer de mama.

Saiba mais sobre a importância deste movimento que reforça a prevenção e faz um alerta à saúde da mulher.

Criado no início da década de 1990 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O grande objetivo dessa ação que ocorre em várias partes do mundo é alertar sobre essa doença que mais mata mulheres. Por isso, a prevenção, o diagnóstico precoce e o autoexame são fundamentais para diminuir o preconceito e aumentar as chances de cura.

Um laço rosa foi usado na altura do peito durante a corrida realizada em Nova Iorque, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, vindo a se tornar o símbolo do movimento que teve adesão rápida em muitos países. No Brasil, o Outubro Rosa chegou para valer em 2008 e passou a fazer parte do calendário da saúde da mulher.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é uma doença assintomática mais comum nas mulheres, sendo umtumor maligno queataca otecido mamário. O seu diagnóstico pode ser obtido por meio de mamografia e a não realização desse exame é um considerado um fator de risco para milhares de mulheres.

Conheça os sintomas mais comuns do câncer de mama:

- Aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular;
- Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- Retração cutânea;
- Dor;
- Inversão do mamilo;
- Hiperemia;
- Descamação ou ulceração do mamilo;
- Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a diminuir as chances de aparecimento do câncer de mama, principalmente entre mulheres de 40 a 80 anos de idade, período de maior incidência da doença.

Saiba como se prevenir do câncer de mama:

- Procure um profissional de saúde;
- Pratique atividade física;
- Controle a alimentação;
- Não fume;
- Não consuma álcool;
- Mantenha o peso corporal adequado;
- Amamente.

O tratamento do câncer de mama é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Por isso, a realização de exames é importante para um diagnóstico precoce e tratamento rápido.

Veja os tratamentos oferecidos pelo o Sistema Único de Saúde (SUS) às mulheres:
- Mastectomias;
- Cirurgias conservadoras e reconstrução mamária;
- Radioterapia;
- Quimioterapia;
- Hormonioterapia;
- Tratamento com anticorpos.

A Unimed apoia o Outubro Rosa, iniciativa voltada para a valorização da saúde da mulher, conscientizando sobre os riscos que o câncer de mama provoca, bem como orientar sobre evitar os fatores de risco associados à doença. Cuide-se, faça o autoexame e garanta o fortalecimento desse laço de proteção e amor à vida.




Home
Notícias